Google+ Followers

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vila Da Penha


Vila da Penha

Foto de 1928 que mostra o aspecto do Largo do Bicão.
A palavra Penha significa pedra e foram exatamente as pedras do Rio Irajá as responsáveis pela formação da VILA DA PENHA. É que elas formavam verdadeiras barreiras e se transformaram em obstáculos aos colonizadores, que navegavam com destino a IRAJÁ. Eles eram obrigados a interromper a viagem, onde é hoje a VILA DA PENHA, e prosseguir por terra. Com o tempo a VILA DA PENHA transformou-se em PORTO para as embarcações e parada obrigatória para a penetração rumo ao interior. Foi aí que começaram a surgir as pequenas casas, pomares e hortas que caracterizam a VILA DA PENHA a partir de 1600.
A expansão do bairro começou por volta de 1920, quando já existiam algumas fazendas com ENGENHOS DE AÇÚCAR e aguardente na região. Vários proprietários iniciaram, por conta da falência do sistema de produção de açúcar, o desmembramento e loteamento de seus terrenos. O LARGO DO BICÃO era um ponto tradicional, uma enorme BICA era utilizada para abastecer os lavradores e também cavalos e burros que serviam às explorações do interior.
O crescimento do bairro sofreu maior impulso com a construção do VIADUTO JOÃO XXIII, que liga a Penha Circular a Vicente de Carvalho e a implantação do projeto de saneamento, tudo na década de 60.
Fonte: "O Dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários