Google+ Followers

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Casa de Banho D João VI





Casa de Banho Dom João VI

Localizada no bairro do Caju, a Casa de Banho Dom João VI, se destaca pela belíssima arquitetura Colonial. No local, também funciona o Museu da Limpeza Urbana.
O casarão de nove cômodos foi construído no início do século XIX, e era propriedade do negociante de Café Antônio Tavares Guerra. A região conhecida como Ponta do Caju, era um balneário com casarios, e contava com um belíssimo visual da Baía de Guanabara despoluída. A proximidade da região com o Bairro de São Cristóvão, atraiu a atenção da Família Real Portuguesa.
Após sofrer uma mordida de carrapato, D. João VI, foi recomendado pelos médicos a tomar banho de mar frequentemente, fato que o levou a se instalar no local em 1817.
A residência foi tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1996 o prédio foi restaurado pela Comlurb, passando a contar com o Museu da Limpeza Urbana.
O local conta com visitas guiadas, eventos e nos dá uma noção de como era essa casa de praia frequentada por Dom João VI e a Corte Lusitana.
Fonte Blog Turismobile

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários