Google+ Followers

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Perimetral - Construção


Construção da Perimetral anos 1950 acervo IBGE

Podemos ver o início da construção do Elevado da Perimetral bem em frente ao Museu Histórico Nacional nos arredores da Praça XV.

Essa obra começou no governo do então prefeito Negrão de Lima (que na década seguinte seria governador da Guanabara), pois o transito de veiculos na cidade aumentava a cada dia.

O primeiro trecho construido foi até a Candelária, depois continuou pela Praça Mauá (contornando o Mosteiro de São Bento e por cima da Av Rodrigues Alves), a terceira e última fase foi a sua ligação com a Ponte Rio Niterói, no início dos anos 70.

O primeiro trecho construido, acabou vitimando mais uma vez a história do Rio, acabando com várias pequenas ruas ao redor do Museu Historico Nacional, os becos, que vinham desde a época da ocupação do Morro do Castelo. Vitimou também o Mercado Municipal.

Histórico da Construção

1958
Início da construção da primeira etapa do elevado da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária.

1960
Inauguração da primeira etapa do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária.

1962
Conclusão da demolição do Mercado Municipal da Praça XV, iniciada em 1958, em decorrência da construção da Avenida Perimetral.

1969
Início da construção da segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e a Praça Mauá.

Inauguração da segunda etapa, até o viaduto do Gasômetro, por volta de 1980.

Fonte Flickr Carioca da Gema


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários